Jane Austen



Jane Austen (1775-1817) foi uma escritora inglesa, considerada uma das maiores romancistas da literatura inglesas do século XIX, autora de clássicos como "Orgulho e Preconceito" e "Razão e Sensibilidade".

Jane Austen (1775-1817) nasceu em Steventon, Hampshire, na zona rural da Inglaterra, no dia 16 de dezembro de 1775. Filha de George Austen, um reverendo anglicano, e de Cassandra Austen era a segunda menina entre sete irmãos, Cresceu em meio a um pequeno grupo social formado por uma classe abastada e religiosa. Com oito anos de idade, foi mandada para um colégio interno em companhia de sua irmã Cassandra, que se tornou sua melhor amiga por toda a vida.

Ainda na adolescência, já mostrava seu talento para as letras. A biblioteca da família era seu lugar preferido quando regressava do colégio interno. Com 17 anos escreveu sua primeira obra “Lady Susan”, uma novela onde expõe as relações pessoais dos que viviam naquele tempo. Em 1797, Jane Austen já havia escrito mais dois romances, “Razão e Sensibilidade” e “Orgulho e Preconceito”. Os textos foram oferecidos por seu pai a um editor, mas foram rejeitados.

Em 1801 a família mudou-se para Bath ponto de encontro da aristocracia britânica. Em 1805, após a morte do pai, Jane, sua irmã e sua mãe se mudaram para a vila inglesa de Chawton, onde um de seus irmãos lhes cedeu uma propriedade. Suas obras anteriormente recusadas pela editora, só foram publicadas em 1811 e 1813 respectivamente, sob o pseudônimo de “Uma Senhora”. Posteriormente, as obras se transformaram em clássicos da literatura inglesa.

Jane Austen publicou ainda: “Mansfield Park” (1814) e “Emma” (1816). Com um texto carregado de ironia sutil, os romances de Jane buscavam retratar a sociedade provinciana da época e a busca das mulheres por um casamento como a única forma de ascender socialmente. Com seu poder de observação do cotidiano reuniu material suficiente para dar vida aos personagens de suas obras com uma aguda percepção psicológica e uma ironia sutil, dissimulada pela leveza da narrativa.

Jane Austen publicou ainda “Mansfield Park” (1814) e “Emma” (1816). No ano seguinte a sua morte foi publicado “Persuasão”. Seu primeiro livro, “Lady Susan” só foi publicado em 1871. As obras “Os Watsons” e “Sanditons” que foram deixadas inacabadas foram completadas e publicadas, posteriormente, por um sobrinho da escritora, em 1871. A casa onde Jane, sua irmã e sua mãe moraram, hoje abriga uma casa-museu. O único retrato conhecido de Jane Austen é um esboço feito por sua irmã Cassandra, que se encontra na Galeria Nacional de Arte em Londres.

Jane Austen faleceu em Winchester, Inglaterra, no dia 18 de julho de 1817.

Comentários

Postagens mais visitadas